Prá que complicar?

Posted by OgMaciel on August 4th, 2008 filed in Mandriva, Ubuntu

Aug 04 12:06:15 — gmazk has changed the topic to: Canal oficial brasileiro do Openbox | Nova versão 3.4.7.2 está filé! http://icculus.org/openbox/index.php/Openbox:Download | Comunidade Openbox-BR no Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=54421833 | Seja bem vindo(a)!
Aug 04 12:06:37 — ChanServ removes channel operator status from gmazk
Aug 04 12:12:41 gmazk: afff… Orkut irmao?
Aug 04 12:13:51 Por que não? Se usado de forma séria.. O ssantiago está colocando umas dicas legais sobre o Openbox nessa comunidade. Como ele está fazendo com seriedade, e me pediu pra adicionar, não vi problema.
Aug 04 12:14:08 * OgMaciel shrugs
Aug 04 12:14:27 É como qualquer rede social… Pode ser usada de forma séria ou com palhaçada. Até mesmo o IRC é assim (vide Ubuntu-br até pouco tempo atrás)
Aug 04 12:14:51 Orkut e’ coisa do seculo 18
Aug 04 12:16:06 OgMaciel: O que você sugere? Ele ta com bastante vontade de contribuir.
Aug 04 12:16:22 gmazk: a wiki oficial
Aug 04 12:17:34 Mas qual a vantagem de ter uma comunidade brasileira do Openbox se formos diponibilizar informação em inglês?
Aug 04 12:18:02 O objetivo não é justamente disponibilizar informação em português para os usuários interessados?
Aug 04 12:20:06 gmazk: quem disse que a wiki so’ tem coisa em ingles?
Aug 04 12:21:15 http://icculus.org/openbox/index.php/Pt_BR
Aug 04 12:21:18 gmazk: ^^
Aug 04 12:23:52 OgMaciel: Não disse que a wikki só tem conteudo em inglês… Mas a imensa maioria está em inglês… Essa pagins que você me mandou mesmo só tem um link, que é o “getting started guide”, e te joga novamente pra um guia em Inglês… Além disso, o conteúdo no site oficial do Openbox é, na minha opinião, dificil de vasculhar… É dificil encontrar a informação desejada.
Aug 04 12:24:43 Basta fazer qualquer busca com a ferramenta search do site e você percebe isso facilmente.
Aug 04 12:24:59 gmazk: pois e’… mas como e’ que outros sites adicionam conteudo em outro idioma? Quando alguem com muita vontade de ajudar, tipo o ssatiagdo, resolve arregacar as mangas e adiciona conteudo
Aug 04 12:25:20 o wiki nao tem de seguir os mesmos padroes do original
Aug 04 12:25:28 Se pra mim que uso openbox há anos é difícil de encontrar informação, imagina pra um cara que nunca usou e está querendo ter o primeiro contato.
Aug 04 12:25:51 faz muito mais sentido alguem ir procurar informacao no wiki oficial do que achar pelo orkut (ewww)
Aug 04 12:26:25 oxe!!! entao alguem que nunca usou o openbox vai procurar informacao no orkut e nao no site oficial?
Aug 04 12:26:34 Sim, sim… Concordo. Mas mesmo que o ssantiago adicione 500 páginas em português na wikki oficial, se um user iniciante fizer uma procura no search do site oficial, dificilmente irá conseguir encontrar o conteúdo em português.
Aug 04 12:27:03 e’ so’ adicionar um link no alto da pagina oficial dizendo: Portugues do Brasil
Aug 04 12:27:11 e divulgar
Aug 04 12:27:19 ou voce nao vai divulgar o lance do orkut
Aug 04 12:27:20 ?
Aug 04 12:27:33 garanto que nao vao aparecer la’ por osmosis :)
Aug 04 12:27:45 OgMaciel: A vantágem do Orkut não é servir de guia de referência, mas sim apresentar o Openbox pra quem nunca ouviu falar. Muitos users linux podem ver as comunidades do ssantiago por exemplo e ter a curiosidade de experimentar.
Aug 04 12:28:26 Penso nisso como “mais um display” pra que usuários iniciantes saibam que o Openbox exista.
Aug 04 12:29:03 existe*
Aug 04 12:29:08 gmazk: entao… divulga la’ *mas* mantenha a informacao no site oficial
Aug 04 12:29:39 <– even has quit (Remote closed the connection)
Aug 04 12:30:39 OgMaciel: Acho positivo acrescentar a informação *também* no site oficial, mas não vejo a necessidade de prender os possíveis contribuintes a uma única ferramenta de publicação… Pelo contrário, acho isso negativo.
Aug 04 12:31:15 gmazk: entao vamos la’… o pessoal do GNOME Brasil deveria entao colocar informacao em site proprio e nao no oficial?
Aug 04 12:31:46 Se o site oficial do Gnome fosse como o do Openbox, sim, devia sim.
Aug 04 12:31:53 hahahahaha
Aug 04 12:32:12 gmazk: a qualidade da documentacao so’ depende de voce
Aug 04 12:32:38 assim como eu fui traduzir o openbox, basta alguem querer mudar a documentacao
Aug 04 12:32:40 o status
Aug 04 12:32:48 OgMaciel: não tem como fazer essa comparação Og. São projetos de estrutura e magnitude absolutamente diferentes.
Aug 04 12:33:17 gmazk: sim, mas o meu ponto e’ sobre a localizacao (no pun intended) do conteudo
Aug 04 12:33:28 nao quantia/qualidade
Aug 04 12:35:05 OgMaciel: Mas meu ponto de vista é: Se o website oficial é uma fonte de informação *relativamente* desorganizada, e você pode disponibilizar informação de uma maneira melhor, porque não utilizar outras fontes de informação? Não vejo a necessidade de centralização de informação num único website.
Aug 04 12:35:45 gmazk: porque o lugar mais logico de se procurar este tipo de informacao *e’* no site oficial
Aug 04 12:36:30 gmazk: imagina voce entrar num estabelecimento que tem um sinal enorme dizendo: Pizzaria e quando entra descobre que nao se vende/faz pizza la’?
Aug 04 12:38:25 Não.. O lugar mais lógico de se procurar esse tipo de informação é no Google! Que vai automaticamente dar preferência a apresentar páginas em português pra qualquer usuário que esteja procurando do Brasil.
Aug 04 12:38:47 O mais correto pode ser no site oficial.
Aug 04 12:38:54 Mas como bem sabemos, não é o que acontece.
Aug 04 12:39:01 As pessoas vão no Google e procuram.
Aug 04 12:39:02 gmazk: e a pesquisa do Google te levaria ao site oficial
Aug 04 12:39:36 Sim… Agora chegamos exatamente onde eu queria… entenda…
Aug 04 12:39:44 A pesquisa do Google te leva ao site oficial…
Aug 04 12:40:00 no site oficial temos 90% de conteúdo em inglês (se não for mais)…
Aug 04 12:40:47 Ou seja, o lance acaba ficando incompleto, a não ser que já tenhamos atingido uma base de usuários brasileiros grande o bastante pra contribuir com as traduções no site oficial e mudar esse quadro… mas por enquanto, estamos longe de isso acontecer…
Aug 04 12:41:06 Não seria melhor o cara procurar no Google e cair num website com 100% do conteúdo em português?
Aug 04 12:41:26 gmazk: tudo que precisa e’ comecar a traducao da documentacao… a pesquisa pelo Google te leva `a documentacao em portugues
Aug 04 12:41:33 check mate!
Aug 04 12:41:35 :)


2 Responses to “Prá que complicar?”

  1. gmazk Says:

    Blá! Check mate? Pensei que o assunto tivesse terminado em “cada um continua com sua opinião” de acordo com suas próprias palavras, não num check mate. Publicando só uma parte a impressão que a publicação passa é “eu estou certo e o gmazk concordou”. Alias, não entendi o propósito da publicação… mas beleza ;) Afinal, lembra que de acordo com minha opinião, qualquer fonte de informação em português é positiva e bem vinda? Só falta ser mais completa e colocar algumas opiniões que não foram publicadas pois estavam depois do falso “check mate” ;)

    1- Ferramenta de publicação na wikki do site oficial do Openbox na minha opinião é chata de usar. Até mesmo eu e o pibarnas que somos usuários mais experientes temos dificuldade de publicar lá pois não estamos acostumados com o formato de edição MediaWiki ( http://www.mediawiki.org/wiki/Help:Formatting ). E ai? Sou obrigado a me adaptar a ferramenta de publicação mediawiki pra poder compartilhar conhecimento sobre o Openbox em português? Sendo que existem outras ferramentas de publicação mais amigáveis (como o wordpess por exemplo) às quais já estou acostumado e tenho à minha disposição?

    “PRA QUE COMPLICAR” OG?

    2- Informação toda concentrada em um só lugar… ou seja, se houver qualquer problema para acessar o website oficial (servidor down por algum motivo ou lentidão que pode ser provocada por “a pesquisa do Google levar todos os usuários interessados pra lá” conforme você mesmo propõe) não tem problema? O importante é manter a informação toda na wikki oficial? Pra que complicar?

    3- E se eu quiser organizar a informação que quero disponibilizar com um layout diferente? Tenho que abrir mão disso só pra publicar na wikki oficial?

    rsrsrsrsrsrs! Em fim, cada um tem suas opiniões.

    Inclusive, um papo que eu acho mais legal que esse pra publicar é sobre a utilização do IRC como ferramenta de suporte, pois tanto quem oferece suporte quanto quem busca por ele tem enfrentado vários problemas ultimamente. Quem sabe amanhã o papo não continua com esse tema (IRC)? Esse sim é um assunto que vale a pena ser discutido e depois publicado.

    Mas da próxima vez, publica também o “cada um fica com sua opinião” em vez de apenas o “check mate”, or else I’ll bite in the ear on the next time, and your hockey mask will not protect you!!! ;)

    Grande abraço pra ti!

  2. OgMaciel Says:

    Oxe! Publiquei o bagulho quando dei o check mate… mas depois o teu rei levantou e deu uns passos cambaleantes e eu fiquei ocupado no trampo pra’ atualizar. De qualquer forma, esta aqui e’ a minha opiniao e cai direitinho no ponto que chegamos: “cada um continua com sua opiniao”. :)

    Abracao,

    Og

Leave a Comment

*